Codigo Bushido
  

O Código Bushido

 O Código Moral Bushido é um código de honra que orienta o conjunto das artes marciais.

É dever de cada cinto negro, seja ele praticante, dirigente ou instrutor, seguir esses nove princípios e ser um exemplo para os que o rodeiam no dojo mas também na vida em geral. Podemos mesmo afirmar que sem estes valores não existe Karate. Que tristeza e até piedade devemos sentir daqueles que batem nos mais fracos, daqueles que deixam de cumprir as regras estabelecidas previamente, dos cobardes, daqueles que a troco de algum proveito económico, financeiro e ou a sede de protagonismo, de vaidade, são capazes de trair, ao ponto de acabarem por ser eles próprios traídos, pois foi isso que semearam... para esses é recomendada uma atenta leitura do código Bushido e uma profunda reflexão de seus actos....
 

Honra (Meiyo)

È a qualidade essençial Ninguèm pode pretender ser Budoka (guerreiro no sentido nobre da expressão) se não tiver postura honorifica. É da honra que partem todas as outras qualidades. É ter um código moral e um ideal, de maneira a ter sempre um comportamento digno e respeitavel.

Fidelidade (Chijitsu)

Não pode existir honra sem fidelidade e lealdade em relação a çertos ideais e para quem os partilha. Ela simboliza a necessidade de cumprir as promessas.

Sinceridade (Seuitsu)

A fidelidade necessita de sinceridade nas palavras e nos actos. A mentira arrasta a desconfiança que é a origem de todas as separações. No karate-Do, a saudação é a expressão dessa sinçeridade, é o sinal daquele que não esconde os seus sentimentos, pensamentos, daquele que sabe ser autêntico.

 Coragem (Yuuki ou Yuukan)

A foça da alma que permite enfrentar o sofrimento chama-se coragem. É essa coragem que nos leva a fazer respeitar o que aos nossos olhos nos pareçe justo, e que apesar de medo e reçeios nos permite enfrentar os obstáculos.

Bondade (Shintetsu)

A bondade é um sinal de coragem e que mostra um grande sentido de humanidade. Ela leva-nos a ser atento para com o proximo e ao que nos rodeia, a ser respeitoso para com a vida.

Humildade (Ken)

Saber ser humilde, isento de orgulho e vaidade, sem fingir, são garantias da modéstia.

Verticalidade (Tadashi ou Sei)

Seguir a linha do dever e nunca mais se desviar, lealdade, honestidade e sinçeridade são os pilares dessa verticalidade.

Respeito (Sonchoo)

A verticalidade dá origem ao respeito para com o próximo . A gentileza é a expressão desse respeito para com o próximo quais quer que sejam as suas qualidades, fraquezas ou posição soçial. Saber tratar as pessoas e as coisas com deçênçia e respeitar o sagrado é o primeiro dever de um Budoka.

Controle (Seigyo)

Qualidade essênçial para todo o çinto negro, representa a possibilidade de dominar os nossos sentimentos.,impulsos e controlar o nosso instinto.É um dos prinçipais objectivos da prática do Karate-Do porque condiçiona toda a nossa eficáçia.

 
Codigo Bushido